08 outubro 2010

A família encantada - Parte 8

(Que vocês apreciem, com alegria, o feriado! Desculpem a demora, mas Óleo e eu estávamos muito enrolados!)







- Meu filho, você estava lá com esses brinquedos? Docemente perguntou-lhe Cacau.

- Foi estranho, meu pai. Eles ganharam vida, falavam entre si. E, depois veio um homem que disse ter lhe conhecido há muito tempo, quando você era criança. E Baba, ela era uma formiga, mas se transformou em gente BEM NA FRENTE DOS MEUS OLHOS.

Nada mais faltava ser dito. Ali, debaixo dos olhos de Cacau e Mel, sua história recontada, através das mãos, sedenta de carinho, de seu filho. Beijaram-lhe a fronte. Deisseram-lhe, descanse, meu filho, e foram com ele até o quarto.

Baba a tudo observou, com o sorriso de canto e os olhos rasos de água que lhe eram tão familiares. Cacau deteve-se no corredor em direção aos quartos. Deu meia volta, dirigiu-se à Baba assim:

- Minha amiga formiga, e eu nem por um segundo desconfiei que era você quem o sono e a vida de nosso filho velava! Obrigado, muito obrigado! Diga ao Senhor do tempo que entendemos a mensagem. Não tornará a se repetir, isso eu prometo. Palavra de menino. Dizendo isso, piscou seu olho direito, o mesmo olhar de jaboticaba gigante que Fauser havia herdado de seu pai.

- Meu trabalho se encerra aqui então, rapaz. Voltando à sua forma de formiga, despediu-se do amigo, mas, antes de partir, ainda teve tempo de acrescentar:

- Lembra-se que eram três, e não somente dois, os objetos de sua infância? Seu filho carrega consigo algo de muito precioso, algo que você, ao longo do tempo, esqueceu-se de amar...

Encontrou Fauser adormecido em sua cama. Podia ver o sorriso em seus lábios, ainda tão pequeninos. Ao ajoelhar-se ao lado do filho amado para beijar-lhe a face, como nunca havia tido tempo para fazer, percebeu algo esverdeado na mão esquerda do menino. Esticou sua mão para alcançá-lo, e, seu coração sobressaltou-se quando viu que era sua bola de gude, aquela que havia dado à Mel em honra de seu amor...

O Senhor do tempo, satisfeito com o que viu, esticou seu manto do tempo e provocou a sua passagem. Nem muito rápido, nem muito devagar. No ritmo certo para que muitos aniversários fossem celebrados, muitas conquistas fossem alcançadas, alguns fracassos fossem superados. A tudo o Senhor do tempo tratou com igual cuidado.

Mas agora já não era Fauser a levantar-se da cama, acordado por um barulho diferente vindo do lado de fora da casa. Era Vitor, o neto de Mel e Cacau, que dormira na casa dos avós para que seus pais pudessem sair. Vitor sentia-se o menino mais amado do mundo, pois seus pais e seus avós desdobravam-se em cuidados com ele. TInha apenas 7 anos, mas a certeza de que era o menino mais amado do mundo.

(continua...)

10 comentários:

  1. A continuidade é realmente um conto suave e leve, bom para se ler e analisar em todos os sentidos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A lição parece ter sido aprendida. Mas, se há continuação, é porque os percalços ainda não acabaram. Que se seguirá?
    Inspiração para o resto desta história encantada!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Estávamos com saudade! Quer dizer que vem mais? Agora é esperar! Beijos, Deia

    ResponderExcluir
  4. Água e Óleo, muitos buscam algum culpado pela violência dos dias atuais, penso que é a falta de família nos lares a principal geradora, e aqui vc resgata este valor, a participação dos pais na formação da criança, todo o conto desde a primeira parte, o encontro dos dois, o amor puro... tudo no seu devido lugar, até os conflitos. Parabéns aos dois. Bjos e Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Oba, retornaram, viva!
    E fortes, belíssimo texto.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu perdi alguns capítulos, mas já atualizei a leitura. Como o tempo faz com que as pessoas percebam, o quanto estão deixando de lado suas famílias. Uma família quando se decide construír, deve-se fazer todo o esforço e guardar todo o amor possível para que siga sempre junta. Mãe e pai felizes juntos e passando muito amor para os filhos. Que bom ver nesse texto tantas palavras que preservam a família. Temos vitos e lido tantas coisas por aí. Infelizmente muitos constrõem, uma família, para logo lá na frente desfazê-la. É triste.
    Água, muito atrasada eu estou, mas agradeço a dica que me deu no blog.
    Obrigada por sua atenção.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Oiê,

    Todos os dias devemos dispertar para a vida. Textos como os seus funcionam como combustível para nós, leitores...

    Beijos para a água e abraços para o óleo :) :)

    ResponderExcluir
  8. Curta a entrevista com a super fera da Black Music, Michel Lima! Um dos grande talentos da MPB, do Gospel e Jazz.
    GUARÁ MATOS blablablas e afins
    https://sites.google.com/site/blablablaseafins/

    Um encontro de boa ideias, Arte e Cultura. Onde cada visitante possa, além de tudo, se divertir e interagir.

    ResponderExcluir
  9. Não li os outros capítulos, mas adorei esta parte. Vou me atualizar e espero pelo que segue... Beijo

    ResponderExcluir
  10. Que bom que o tempo conseguiu resolver antes de nao dar mais tempo! Adoro. Beijos

    ResponderExcluir

Como água e óleo se misturam, derrame aqui suas opiniões também!